domingo, 8 de abril de 2012

Especial de pascoa.



coelho da páscoa                                                                                                                                coelho da páscoa
Recados Para Orkut
Feliz Pascoa!Oi gente,chegou a pascoa então vamos comemorar vendo esse especial.


As origens do termo


A Páscoa é uma das datas comemorativas mais importantes entre as culturas ocidentais. A origem desta comemoração remonta muitos séculos atrás. O termo “Páscoa” tem uma origem religiosa que vem do latim Pascae. Na Grécia Antiga, este termo também é encontrado como Paska. Porém sua origem mais remota é entre os hebreus, onde aparece o termo Pesach, cujo significado é passagem. 





Entre as civilizações antigas  


Historiadores encontraram informações que levam a concluir que uma festa de passagem era comemorada entre povos europeus há milhares de anos atrás. Principalmente na região do Mediterrâneo, algumas sociedades, entre elas a grega, festejavam a passagem do inverno para a primavera, durante o mês de março. Geralmente, esta festa era realizada na primeira lua cheia da época das flores. Entre os povos da antiguidade, o fim do inverno e o começo da primavera era de extrema importância, pois estava ligado a maiores chances de sobrevivência em função do rigoroso inverno que castigava a Europa, dificultando a produção de alimentos.


A Páscoa Judaica


Entre os judeus, esta data assume um significado muito importante, pois marca o êxodo deste povo do Egito, por volta de 1250 a.C, onde foram aprisionados pelos faraós durantes vários anos. Esta história encontra-se no Velho Testamento da Bíblia, no livro Êxodo. A Páscoa Judaica também está relacionada com a passagem dos hebreus pelo Mar Vermelho, onde liderados por Moises, fugiram do Egito.


Nesta data, os judeus fazem e comem o matzá (pão sem fermento) para lembrar a rápida fuga do Egito, quando não sobrou tempo para fermentar o pão.  


A Páscoa entre os cristãos


Entre os primeiros cristãos, esta data celebrava a ressurreição de Jesus Cristo (quando, após a morte, sua alma voltou a se unir ao seu corpo). O festejo era realizado no domingo seguinte a lua cheia posterior al equinócio da Primavera (21 de março).


Entre os cristãos, a semana anterior à Páscoa é considerada como Semana Santa. Esta semana tem início no Domingo de Ramos que marca a entrada de Jesus na cidade de Jerusalém.   


A História do coelhinho da Páscoa e os ovos  


A figura do coelho está simbolicamente relacionada à esta data comemorativa, pois este animal representa a fertilidade. O coelho se reproduz rapidamente e em grandes quantidades. Entre os povos da antiguidade, a fertilidade era sinônimo de preservação da espécie e melhores condições de vida, numa época onde o índice de mortalidade era altíssimo. No Egito Antigo, por exemplo, o coelho representava o nascimento e a esperança de novas vidas.


Mas o que a reprodução tem a ver com os significados religiosos da Páscoa? Tanto no significado judeu quanto no cristão, esta data relaciona-se com a esperança de uma vida nova. Já os ovos de Páscoa (de chocolate, enfeites, jóias), também estão neste contexto da fertilidade e da vida.
A figura do coelho da Páscoa foi trazido para a América pelos imigrantes alemães, entre o final do século XVII e início do XVIII.


Agora vamos ver umas fotos FOFAS do coelhinho da pascoa:



     
Vamos aprender a fazer artesanato para a pascoa veja:


Você vai precisar de:
- 1 bexiga grande
- Cola branca
- Spray fixador para cabelo
- glitter ou purpurina
- tesoura e pincel
- Linha Anne de crochet (mesclada fica mais bonita)
- Papel crepom ou celofane cortado em tirinhas, para imitar o ninho dos ovos.
- 1 caixinha pequena e redonda (do tipo que vem com talco).


Vamos ao passo a passo: 

1 - Encha a bexiga e amarre bem firme.


2 - Com a linha escolhida, dê diversas voltas na bexiga recobrindo totalmente. 


3 - Coloque a bexiga sobre uma tigela para apoiar. Passe uma mão de cola com o auxílio do pincel. Quando secar um pouco, passe outra camada. Pincele delicadamente. Deixe secar durante a noite e só retome no dia seguinte.


4 - Quando estiver totalmente seca (não seque ao sol, mas deixe em local bem ventilado), fure a bexiga com um alfinete.


5 - Com o auxílio de uma tesoura afiada, corte uma abertura oval na frente do ovo. Tenha cuidado para não apertar o ovo ao cortar. Retire a bexiga. 



6 - Pincele o gliter, e em seguida borrife spray fixador de cabelo em toda a superfície do ovo.


7 - Deixe secar bem, forre com o papel picado, encha com os ovinhos, coloque belos laços de fita no alto e se quiser umas flores de papel crepom. Cole embaixo do ovo a caixinha redonda, formando um "pezinho" para ele. E está pronto o Porta Ovinhos de Páscoa.

Ficou mais ou menos assim não é?:



Tchau e
coelho da páscoa Recados Para Orkut                     coelho da páscoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário